LOJA ONLINE DE FOTOGRAFIA E VÍDEO

  1. Ajuda / FAQ

Precisa de ajuda?

Encontre resposta às questões mais frequentes sobre a loja online Colorfoto.

1. Comprar na Loja Online Colorfoto

Certifique-se que o mesmo vai de encontro ao que pretende;

Coloque as suas dúvidas através de um dos nossos emails;

Caso tenha a intenção de comprar/levantar o seu equipamento em Loja Física, no balcão coloque aos nossos especialistas todas as questões que achar necessárias.

A previsão de entrega nos produtos é apenas uma estimativa, dependendo da disponibilidade do(s) produto(s) até ao momento do processamento da encomenda e respectivo tempo de entrega da logística.  

Todos os equipamentos disponíveis na Loja Online Colorfoto estão devidamente certificados pelas entidades internacionais competentes.

Os artigos adquiridos após 1 de janeiro de 2022 estão abrangidos por uma garantia de três anos. Para artigos adquiridos até 31 de dezembro de 2021, as garantias mantêm o prazo de 2 anos.

Os equipamentos e acessórios possuem um período de garantia definido pelo fabricante, que nos termos legais é, no mínimo, de 3 (três) anos para o consumidor. Este período é considerado a partir da data da fatura do equipamento e só pode ser exercido mediante apresentação do certificado de garantia e/ou comprovativo de compra (fatura) devidamente preenchidos. Os prazos de garantia para as empresas como clientes profissionais são diferentes que os estabelecidos para os consumidores. Para estes, poderá segundo o fabricante ser de um ano e, inclusivamente, em alguns casos de seis meses.

São considerados fora das condições de garantia os equipamentos que tenham ultrapassado o período definido pelo fabricante ou apresentem defeitos causados por mau manuseamento, desgaste anormal, utilização de acessórios não originais e intervenções técnicas por pessoal não autorizado, intempéries, descargas elétricas, negligência ou acidentes, instalação imprópria e infiltração de humidade/líquidos

Se o equipamento se avariar, e se estiver abrangido pela garantia, deverá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo de compra e/ou garantia, a uma loja Colorfoto ou a um centro de assistência técnica da marca.

É possível comprar em Colorfoto.pt avançando para a finalização de compra sem criar conta, no entanto, sugerimos que crie uma conta e inicie sessão.

Procure o produto: Use a barra de pesquisa ou navegue pelas categorias para encontrar o produto que deseja.

Adicione ao carrinho: Quando encontrar o produto desejado, clique no botão "Adicionar ao carrinho".

Verifique seu carrinho: Depois de adicionar todos os itens desejados ao carrinho, clique no carrinho e verifique se tudo está correto.

Finalize a compra: Se tudo estiver correto, poderá prosseguir para o checkout. Aqui, precisará fornecer informações para o envio, faturação e escolher um método de pagamento. Depois de inserir todas as informações necessárias, finalize a compra.

Após a conclusão da compra, será apresentada uma mensagem de confirmação de que a encomenda foi registada com sucesso.  

A encomenda apenas será processada após o pagamento.

Caso a encomenda não tenha o pagamento efectuado num prazo de 24h será anulada automáticamente.

Receberá no seu e-mail a confirmação da sua encomenda.

Todos os produtos que se encontram na loja online Colorfoto.pt estão disponíveis para encomenda, salvo rutura de stock. Os produtos disponíveis na loja online possuem um stock limitado pelo que podem ficar indisponíveis sem aviso.  

A disponibilidade dos produtos da loja online pode variar das lojas de Lisboa e Porto.  

Fazemos todos os esforços para que não ocorram erros de stock, contudo poderão existir incoerências pontuais. 

Quando adiciona um produto ao seu carrinho e conclui o processo de checkout, existem algumas situações em que um produto pode aparecer como disponível durante a navegação e efetua a encomenda, mas estar esgotado no momento do processamento, não se preocupe, pois esta é uma situação que pode acontecer. Estas situações de falta de stock podem, infelizmente, ocorrer em qualquer loja online. Não é, de forma alguma, nossa intenção criar falsas expectativas, pois o nosso objetivo é que todos os nossos clientes fiquem plenamente satisfeitos com o nosso serviço e com os artigos que encomendaram connosco.  

É sempre com grande pesar que comunicamos situações de falta de stock. Em ocasiões especiais, como saldos e promoções, o stock esgota-se muito rapidamente.  

Para minimizar o transtorno que esta situação possa causar, fazemos o possível para manter o stock atualizado, realizando revisões de hora em hora.  

Nestes casos, a equipa da loja online geralmente entrará em contato para informá-lo sobre a indisponibilidade do produto e discutir possíveis soluções, como reembolsar o valor do produto, substituí-lo por um produto semelhante ou aguardar a reposição de stock.  

A colocação de um produto no “Carrinho de compras” não é garantia de preço, nem de reserva de stock. 

Poderá receber a sua encomenda em 24h-48h, dependendo sempre da disponibilidade do(s) produto(s)  

Se a sua encomenda tiver mais de um produto poderá recebê-la faseadamente em que os itens são enviados separadamente. Isto é feito para garantir uma entrega atempada, muitas vezes para que os itens cheguem aos clientes o mais rapidamente possível, mesmo que a totalidade da encomenda não esteja pronta para envio. Isto pode acontecer porque a encomenda tem de ser satisfeita a partir dos vários armazéns das nossas lojas.  

Quando não há stock suficiente para satisfazer a totalidade da encomenda. Uma única encomenda pode ser dividida ao longo de dias ou semanas.  

A previsão de entrega nos produtos é apenas uma estimativa, dependendo da disponibilidade do(s) produto(s) até ao momento do processamento da encomenda e respectivo tempo de entrega da logística.  

Sempre que ocorrer este tipo de situação irá receber um email de indicação de produto pendente com previsão de reposição de stock ou sobre a possibilidade de reembolso.  

Poderá colocar esse produto no “Cesto de compras” e proseguir com a sua encomenda. Nestes casos, as encomendas serão; processadas por ordem de entrada e fornecidas quando o produto ficar disponível.Produtos em pré-venda o valor será cobrado.  

Sim é necessário colocar o Número de Identificação Fiscal (NIF). Quando não pretende que, na fatura emitida, seja inserido o seu NIF, deverá colocar 999999990 de Consumidor Final no respetivo campo.  

É sim possível, o numero de identificação fiscal será verificado pelo VIES.  

INSENÇÃO DE IVA EM TRANSAÇÕES INTRA-COMUNITÁRIAS

Uma vez que as taxas de IVA não são iguais em todos os países, mesmo nos países da União Europeia, criou-se um sistema chamado VIES. O nome deriva da combinação de VAT (Value Added Tax) com Information Exchange System. O sistema é controlado pela UE e permite confirmar a validade da isenção de IVA no Estado de partida dos bens ou serviços.

As transações intra-comunitárias (entre estados-membros da UE) e para mercados externos (fora da UE) beneficiam de isenção de IVA.  

VENDAS A EMPRESAS DA UE

No caso de vendas a empresas da UE, esta transação terá isenção de IVA sempre que conseguir confirmar o número de identificação do sujeito passivo no VIES. No caso de não conseguir confirmar, será cobrado o IVA à taxa aplicada no país.  

VENDAS A EMPRESAS FORA DA UE

Neste caso, as transações terão também isenção de IVA, cobrado no país importador. Será necessário fornecer prova de que os bens foram exportados para um país fora da UE.

VENDAS A PARTICULARES

As vendas a consumidores finais de um outro país, da UE ou fora, não gozam de isenção de IVA. 

Sim. Todos os nossos preços já incluem IVA à taxa legal em vigor.

2. Área de Cliente

Processo de checkout mais rápido: Ao criar uma conta, pode gravar e modificar os seus dados de envio e faturação, o que pode acelerar o processo de checkout em compras futuras.  

Histórico de pedidos: Pode verificar o estado da sua encomenda na área de cliente, histórico de encomendas ou encomendas recentes e faturas eletrónicas.  

Suporte ao cliente personalizado: Com uma conta, o apoio ao cliente pode ser mais eficiente e eficaz, pois teremos acesso ao seu histórico de compras e informações de contato.  

Procure no canto superior direito o link ‘Login/Registo’. Depois, na secção ‘Novo utilizador’, clique em ‘Criar Conta’.  

Aceda à sua “Área de Cliente” e em Dados Pessoais, clique no botão “Editar informação”.  

Caso tenha esquecido a sua palavra-passe, clique em “Iniciar Sessão” e em “Esqueceu-se da sua palavra-passe?”. Apenas terá de introduzir o seu e-mail do registo para o sistema enviar a palavra-passe automaticamente.  

Se já não pretende receber mais comunicações nossas no seu e-mail, apenas terá de entrar na sua "Área de Cliente", em "Subscrições de Email", clicar em "Editar informação" e desmarcar a caixa de verificação (checkbox) "Pretendo receber a newsletter da Colorfoto".

3. Encomendas e Envios

A Colorfoto mantém um elevado número de produtos em stock para que a sua encomenda possa ser enviada em 24h-48h.

A encomenda será entregue num prazo estimado de 2 dias úteis para o continente (para encomendas colocadas até às 13h) e entre 7 a 14 dias úteis para as ilhas (Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores), no horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00, apenas em dias úteis, na morada indicada pelo utilizador.

A Colorfoto procederá ao envio das encomendas num prazo máximo de 30 dias, não podendo ser responsabilizada por atrasos decorrentes de factores externos ou motivos de força maior.

Produtos com peso e/ou dimensões especiais (ex. fundos ciclorama) o prazo previsto de entrega será mais alargado

As encomendas efectuadas na loja online Colorfoto.pt, são expedidas via DPD em Portugal Continental ou CTT para as Ilhas. O cliente é informado, previamente à finalização da encomenda, dos custos de envio e entrega. 

Os custos de envio são calculados com base em valores publicados em www.dpd.pt ou www.ctt.pt e serão especificados na sua factura.

As encomendas com entrega em Portugal Continental são enviadas com o serviço Predict da DPD, com o qual receberá a notificação de entrega DPD por sms/e-mail no dia da entrega com o horário previsto em que a sua encomenda chegará.  

Não está em casa? Pode redireccionar a sua encomenda para um ponto Pickup DPD. Use o código de seguimento da sua encomenda para ajustar facilmente a entrega online. Reagende a entrega, altere a morada ou escolha um ponto Pickup (Serviço DPD exclusivo para Portugal Continental).  

DPD Track & Trace

Não são aceites encomendas para entrega em apartados.

Quando a sua encomenda estiver pronta para a expedição, receberá um e-mail com os dados de envio e o link da transportadora para localizar a sua encomenda. O seguimento da sua encomenda apenas será possível a partir das 20h do dia em que foi expedida.  

Use o código de seguimento da sua encomenda para ajustar facilmente a entrega online. Reagende a entrega, altere a morada ou escolha um ponto Pickup (DPD).

DPD Track & Trace

CTT Seguir objeto

Caso esteja ausente da morada indicada aquando da entrega ou no caso da sua encomenda não puder ser entregue, poderá haver lugar a uma nova tentativa de entrega e em último caso será devolvida para as nossas instalações onde poderá efectuar o respetivo levantamento.  

Poderá optar por levantar a sua encomenda online numa das nossas lojas e aproveitar os portes grátis.  

Para efetuar o levantamento, deverá aguardar pelo email de notificação "Encomenda enviada para a Loja" e é obrigatório apresentar o código de encomenda e um Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte).  

4. Pagamentos

Aceitamos os seguintes meios de pagamento:

1. Multibanco

2. Visa e MasterCard

Se optar pelo pagamento com cartão de crédito Visa ou MasterCard, receberemos uma autorização temporária (válida por 6 dias) para cobrar o valor do seu cartão assim que concluir o processo de pagamento. O valor apenas será cobrado quando enviarmos a sua encomenda. Produtos em pré-venda o valor será cobrado.

O pagamento será realizado no momento em que for feita a encomenda e é uma condição indispensável para a formalização da mesma.

O montante do pagamento será obtido, somando o preço de cada um dos artigos e as despesas de envio correspondentes, e descontando, no final, o montante correspondente a promoções que possa usufruir, se for o caso.

A encomenda apenas será processada após o pagamento.

Caso a encomenda não tenha o pagamento efectuado num prazo de 24h será anulada automáticamente.

5. Devoluções

RESOLUÇÃO DE CONTRATOS (DEVOLUÇÕES) - COMPRAS À DISTÂNCIA (EFECTUADAS EM WWW.COLORFOTO.PT)  

Para compras à distância (encomendas online), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo. Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.  

Apesar de serem aceites devoluções nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:

O artigo devolvido tem de estar nas mesmas condições em que foi vendido, novo, intacto, sem qualquer marca/dano de uso;  

O artigo terá de ser devolvido juntamente com a sua embalagem completa, tal como foi entregue (caixa, manual de instruções, certificado de garantia, acessórios e demais ofertas) e acompanhado da fatura.;  

A Colorfoto analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua devolução, na falta de qualquer dos componentes do artigo vendido ou, caso qualquer deles apresentem marca/dano de uso, não haverá lugar a qualquer reembolso do preço ou dos portes, sendo o produto reenviado novamente para a morada de expedição inicial.  

ARTIGOS NÃO ACEITES PARA DEVOLUÇÃO

5.1.1 Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc) não podem ser aceites para devoluções.

5.1.2 Não serão aceites devoluções de rolos, máquinas descartáveis, papel fotográfico, quimicos, pilhas, baterias, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software.

5.1.3 Não serão aceites uma vez que o produto tenha sido aberto, utilizado ou removido da sua embalagem original e não possa ser devolvido no mesmo estado em que foi entregue.

5.1.4 A Colorfoto reserva-se no direito de recusar devoluções/trocas de artigos cujo seu número de série já tenha sido registado/associado a uma conta de utilizador nas plataformas online/apps dos mais variados fabricantes. A associação de um artigo (via número de série) a uma plataforma online/app poderá em muitos casos permitir que utilizadores já não na posse dos mesmos consigam controlar e rastrear estes artigos, estando estes a ser utilizados por terceiros. Por este motivo, a Colorfoto adverte para a possível recusa de devoluções para total proteção dos seus clientes.

RESOLUÇÃO DE CONTRATOS (DEVOLUÇÕES) - COMPRAS DIRETAMENTE EM ESPAÇO COMERCIAL  

Para compras efetuadas diretamente em espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso a Colorfoto) a aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade. Nestes casos, apesar da Lei Portuguesa não impor à empresa vendedora a aceitação da devolução do bem adquirido pelo consumidor, a Colorfoto, por cortesia com os seus Clientes, poderá após análise e em casos excecionais, aceitar essa devolução nos primeiros 10 dias após a compra, porém, o reembolso apenas poderá ser feito via nota de crédito. Esta nota de crédito poderá ser descontada parcialmente ou na totalidade em novas compras na Colorfoto, quer seja na Loja Online (em www.colorfoto.pt) ou diretamente numa das nossas lojas, após ter sido atribuída à conta de Cliente. A nota de crédito tem a validade de 1 ano.

ARTIGOS NÃO ACEITES PARA DEVOLUÇÃO

5.2.1 Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc) não podem ser aceites para devoluções.

5.2.2 Não serão aceites devoluções de rolos, máquinas descartáveis, papel fotográfico, quimicos, pilhas, baterias, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software.

5.2.3 Não serão aceites uma vez que o produto tenha sido aberto, utilizado ou removido da sua embalagem original e não possa ser devolvido no mesmo estado em que foi entregue.

5.2.4 A Colorfoto reserva-se no direito de recusar devoluções/trocas de artigos cujo seu número de série já tenha sido registado/associado a uma conta de utilizador nas plataformas online/apps dos mais variados fabricantes. A associação de um artigo (via número de série) a uma plataforma online/app poderá em muitos casos permitir que utilizadores já não na posse dos mesmos consigam controlar e rastrear estes artigos, estando estes a ser utilizados por terceiros. Por este motivo, a Colorfoto adverte para a possível recusa de devoluções para total proteção dos seus clientes.

Para dar início ao processo de devolução basta dirigir-se a uma das lojas Colorfoto com o artigo e a sua factura, ou caso não tenha essa possibilidade, terá de enviar um mail para lojaonline@colorfoto.pt com o pedido de devolução. Posteriormente deve enviar o artigo via transportadora para a Loja Online. Estando o artigo em conformidade, o valor dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor.

O reembolso será feito por transferência bancária para o IBAN que nos indicar no pedido de devolução. A Colorfoto fará o reembolso do valor pago pelo artigo assim que seja feita a verificação técnica do estado do produto e verificação do cumprimento das condições acima descritas (consultar ponto 5.1).

6. Ajuda com a compra online

Caso não tenha recebido a confirmação de encomenda que enviámos por email, pode tentar alguns passos para tentar resolver esta questão:

Verifique a sua caixa de spam e outros filtros de email;

Verifique se o seu endereço de email está correto, para evitar que a informação esteja a ser enviada para um endereço de email antigo ou incorreto.

Para consultar ou alterar o endereço de email associado à sua conta basta aceder aos dados pessoais na sua Área de Cliente. 

Após a finalização da compra, a Colorfoto irá mantê-lo(a) informado(a) por e-mail, sobre o estado da sua encomenda, estes são os diferentes tipos de notificações por e-mail que poderá receber:  

Encomenda aguarda pagamento: A sua encomenda foi registada com sucesso e aguarda confirmação de pagamento.  

Encomenda em preparação: Validámos a sua encomenda. Estamos a proceder à verificação da diponibilidade do(s) produto(s) e preparação para o envio.  

Encomenda pendente: Existem artigos com rutura de stock. A encomenda aguarda reposição de stock do(s) produto(s) em falta.

Encomenda enviada por transportadora: A sua encomenda foi enviada pela transportadora com o código de seguimento para a morada indicada e deverá ser entregue nas próximas 24h-48h úteis.

Encomenda enviada para a Loja de Lisboa: A sua encomenda foi enviada para a Loja de Lisboa e já se encontra disponível para levantamento.

Encomenda enviada para a loja do Porto: A sua encomenda foi enviada para a Loja do Porto e já se encontra disponível para levantamento.

Contacte a Linha de Apoio ao Cliente: Surgiu alguma questão no processamento da sua encomenda ou com os dados que nos indicou. Solicitamos que contacte a nossa Linha de Apoio ao Cliente,  referindo sempre o código da sua encomenda. Aguardamos informações para poder prosseguir com o processamento da encomenda.

Encomenda Cancelada: Por vezes, podemos ter de cancelar a sua encomenda devido a um erro no nosso sistema, produtos que ficaram fora de stock ou falhas no pagamento. Se isso acontecer, faremos sempre o possível para o notificar por e-mail. Não será cobrado qualquer valor por itens ou encomendas que não tenham sido processados, e quaisquer fundos pendentes em serão devolvidos para o método de pagamento original no prazo de sete dias. Se a sua encomenda foi cancelada porque não conseguimos processar o pagamento, sugerimos que tente realizar uma nova encomenda online e, se possível, experimente um método de pagamento diferente.

A sua encomenda fica disponível para levantamento em loja durante 60 dias. Após esse prazo a encomenda é devolvida ao nosso armazém. Para mais informações contacte o Apoio ao Cliente.

Pode sim. A sua encomenda poderá ser levantada por outra pessoa, desde que esse levantamento nos seja comunicado antecipadamente por e-mail, apresente o código de levantamento e se faça acompanhar do Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte).

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